urban form city-regions premi tesi di dottorato scenarios architecture events renaissance identity creativity conferences land use habitability open spaces urbanism industrial sites paesaggio urban projects public art neighborhood information technology urban policies safety & security Community periodic news competition
PROGRAMA MINHA CASA
MINHA VIDA NO BRASIL 2009-2016.
Uma análise crítica
Livia Salomão Piccinini
English Version
Italian Version
No Brasil, as propostas de inclusão sócio-espacial urbana que a partir da Constituição Federal de 1988 criam um capítulo de Política Urbana que passa a gerar uma legislação urbana abrangente que, em 2004, sanciona a Política Nacional de Habitação e, em 2009, institui através da Lei Federal n. 11.977, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).
O planejamento urbano, sozinho, não é responsável por transformações radicais ou pela justiça social, no entanto, é apropriado que políticas públicas possam aumentar as oportunidades para os pobres das cidades e que a compreensão de que a problemática que relaciona cidade-pobreza-ambiente, embora não seja nova requer metodologias e teorias que auxiliem a desenvolver práticas efetivas. Estudos sobre as formas como a habitação produzida pelo Estado afeta os moradores, influindo sobre as condições de saúde, o trabalho e a renda, as relações pessoais, a educação, a autoestima ou o aprendizado das crianças, devem ser realizados para identificar o impacto da moradia na vida dos moradores e na cidade. Resultados positivos na saúde, ou no emprego, ou em outros indicadores de qualidade de vida, tornam o que é um gasto de dinheiro público com habitação social, em investimento com desdobramentos positivos sobre a sociedade como um todo, justificando o financiamento estatal.
É com base nessas análises que um breve relato analítico sobre o PMCMV é trazido, pois, se a cidade é o lugar onde os problemas econômicos, sociais e da materialidade espacial são sentidos, é esta a escala onde as questões de justiça também se fazem presentes e necessitam ser sentidas e concretamente respondidas.
Livia Salomão Piccinini, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo; vice-diretora da Faculdade de Ar- quitetura (2019-2023) e coordenadora da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura (2016-2019). Tem experiência nos campos do Urbanismo, Planejamento Urbano e pesquisa nas áreas de habitação social; políticas públicas; sustentabilidade ecológico-ambiental; padrões urbanos e arquitetônicos; paisagismo e desenho urbano, planos diretores municipais.
UMA JANELA SOBRE AS CIDADES DO BRASIL
Resenha periódica da revista Planum. The Journal of Urbanism | www.planum.net
CREDITS
• Marco Mareggi | Responsável da resenha periódica
• Luca Lazzarini | Revisor de texto em inglês
• Talita Amaral Medina | Revisor de texto em português
• Cecilia Saibene | Lay-out
Para enviar propostas de artigos e contribuições para a resenha periódica, escreva a: Marco Mareggi: marco.mareggi@polimi.it | Planum Editorial Staff: planum.magazine@gmail.com
Related articles:
![Planum Magazine on Facebook facebook](/img/planum-facebook.png)
![Planum Magazine on Twitter twitter](/img/planum-twitter.png)
![Planum Magazine on Vimeo vimeo](/img/planum-vimeo.png)
![Planum Magazine on Issue issue](/img/planum-issue.png)
Planum
The Journal of Urbanism
ISSN 1723-0993
owned by
Istituto Nazionale di Urbanistica
published by
Planum Association
ISSN 1723-0993 | Registered at Court of Rome 4/12/2001, num. 514/2001
Web site realized by ChannelWeb & Planum Association | Powered by BEdita 3